quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Classificação cromática c.walkeriana

A Classificação cromática e arquétipos são baseados em variedades conhecidas que estão sendo atualmente cultivada por muitos Orquidólifos de todo mundo .
Além de utilizar nomes de cultivar, esta classificação deve revelar-se útil para cultivadores e colecionadores na identificação correta das suas variedades de Cattleya walkeriana.
Variação cromática de C.walkeriana
Alba:
Sépalas, pétalas e labelo (inclusive a coluna) branco puro, podendo apresentar, entretanto, uma coloração creme amarelado ao longo dos sulcos do labelo sob a coluna. Suave:
Este agrupamento é o mais complexo e com grande variação de nuances de tom e cor, as flores apresentam sépalas e pétalas com um sopro róseo de intensidade variada, a coloração do labelo também influencia muito nas subcategorias: Suave -
coloração rósea claro nas pétalas e sépalas, o labelo varia de intensidade de lilás claro até rubro.
Suavíssima -
Sépalas e pétalas com leve coloração rósea. labelo róseo suave ou branco. albescente - Sépalas e pétalas brancas, um sopro róseo quase imperceptível, labelo todo branco com um sopro róseo bem suave.
Semi - alba:
Sépalas e pétalas com branco puro e labelo colorido, geralmente muito rosa. Caerulea:
Sépalas e pétalas apresentando coloração azulada, de intensidade e tonalidade variáveis, que determinam os seguintes grupos: Caerulea -
Sépalas e pétalas apresentam coloração azulada de intensidade variável e labelo apresentando coloração mais intensa.
Caerulescente -
sépalas, pétalas e labelo com coloração azulada claro de intensidade próximas, quase concolor.
Lilás:
Reúne todas a s flores de tonalidade lilás variando as intensidades que determinam os grupos a seguir: Lilás Tipo -
sépalas e pétalas de coloração lilás e a coloração padrão desta espécie. Rosada - Sépalas e pétalas de coloração lilás claro, chegando a rosada.
Rubra -
Sépalas e pétalas de coloração homogênea lilás bem intenso, com labelo bem escuro chegando a rubro.
Lilacínea:
Sépalas e pétalas apresentando coloração intermediaria entre o azulado e o lilás de intensidade variável, o labelo é da mesma cor. Vinicolor:
Sépalas e pétalas de coloração avermelhada com tonalidade vinho tinto, labelo apresenta a mesma tonalidade de cor. Flâmeas:
Sépalas e pétalas apresentam coloração lilás, as pétalas mostram sulcos longitudinais com colorido mais intenso próximo ao ápice.