quarta-feira, 15 de julho de 2015

Walkeriana tipo “Cinquentenário”

A história: "CATTLEYA WALKERIANA TIPO “CINQUENTENÁRIO” - Planta resultante do cruzamento S 392 da EQUILAB. Em sua primeira floração, 1999, ela obteve o primeiro lugar, com medalha de ouro, na Exposição Nacional da SOBH, no ano do seu cinquentenário de fundação. Daí o nome do cultivar. homenageando o cinquentenário da SOBH. Já naquela exposição, a pedido, cedi políneas a pessoas que me procuraram, conforme descrevo:
O André Luiz Cavasini, que polinizou com a C.w. tipo “Mana” divisão que lhe havia presenteado, irmã da “Cinquentenário”. O cruzamento foi denominando por ele de A 15. Dele resultaram cultivares ostentando flores de excepcional qualidade, surpreendendo os orquidófilos pela quantidade e qualidade de plantas coeruleas resultantes de duas matrizes tipo. Walkerianeiros de renome chegam a afirmar que as walkerianas coeruleas tiveram duas fases “antes e depois desses cruzamentos com a “Cinquentenário”. Destacando, por exemplo, que a C.w. coeruilea “Magnificat” é resultado desse cruzamento.
O Joaquim Barreto Carneiro Filho , que polinizou a C. w. tipo “Rachel Nazar”. O cruzamento foi denominado de JB 008. Esse cruzamento também foi muito feliz nos resultados, demonstrando a feliz iniciativa do Joaquim em cruzar duas plantas de reconhecida qualidade. Os descendentes que conheço são exclusivamente de plantas tipo.
O saudoso Astor Viana Júnior, ao ganhar polínea, procurou avidamente obter uma C. w. coerulea “Patricia” em floração, e, conseguindo seu intento, procedeu ao cruzamento, com o objetivo de, quem sabe, obter boas plantas coeruleas. Infelizmente não chegou a ver o resultado desse seu cruzamento. Mas posso afirmar que um seedling, que ele me deu, confirmou que seu objetivo foi atingido.
Ainda durante aquela exposição, Dr. Kleber Garcia me procurou, sugerindo polinizar a “Cinquentenário” com uma C.w. tipo que ele havia obtido, salvo engano planta nativa originária da região Mogiana, do estado de São Paulo. Perguntei a ele o nome da planta e ele, simplesmente me disse para denominá-la de “Kleber 99”. Feito o cruzamento, encaminhei-lhe, mais tarde, um envelope contendo parte das sementes, as quais ele enviou ao Sr. Nakashima, que vendeu seedlings desse cruzamento. Parte das sementes ficaram comigo e quando recebi os frascos, cedi uma parte ao Dr. Daniel Vieira Dias, que estava iniciando as atividades do seu orquidário Walkeriana & Cia. Os descendentes que conheço são exclusivamente de plantas tipo de excelente qualidade.
Os sucessivos cruzamentos, utilizando as plantas S 392 EQUILAB como matriz, bem demonstram a grande aceitação dessa linhagem entre os orquidófilos e produtores da espécie, incluindo brasileiros e japoneses.
Por esta razão e por sugestão de amigos, passei a fazer vários cruzamentos com plantas S 392 da EQUILAB. já antevejo possíveis resultados, a basear na pigmentação típica de plantas coeruleas de boa parte dos seedlings. Pelas razões expostas, dei a esta coleção que estou fazendo, a denominação de Dinastia Azul." Espero ter contado, assim, esta "não tão breve" história....


Texto- Leonardo Rodrigues